Olá gente!
faz tempo ein? Tudo bem com vocês?
No fim de semana passado eu estive na casa do meu pai, e lendo, e catando reportagens interessantes nos jornais, eu encontrei uma matéria que me chamou atenção " Anos 60 na moda!"...daí pensei, opa, é comigo mesmo!
Sempre fui atraída por cores, dês de pequena, eu não podia ver um papel em branco que já dava vontade de colori-lo, depois disso eu me sentia melhor.
No ano passado quando comecei a gostar de bandas antigas, lá dos anos 60, eu comecei a me interessar mais. Depois disso eu comecei a pesquisar modas, estilos, vida, enfim...
O legal são as cores psicodelicas dessa época, que claro, foi o que mais me atraiu. =D
Mas vamos para a reportagem ( resumida)
" Anos 60 na moda!"
Ás vezes você passa na rua e, ao virar para o lado, chega a pensar que está tendo uma alucinação, ou que foi parar na década errada. Tudo porque passou alguém com um visual mais retrô, diferente da maioria. A primeira idéia para classificar o sujeito é chamá-lo de emo. Mas ela nem sempre se aplica.
(...)
A luta pelos direitos femininos e pela liberdade de expressão servem de exemplos para a atual geração de adolescentes, acomodada e conformada, segundo a guria. " Os jovens de hoje poderiam ser como os daquela época, que lutavam por um ideal, por seus sonhos. Creio que por excesso de informação a gente vive em retrocesso, é tudo tão fácil que se tornou escassa a sede de buscar algo alem do que se vê", discursa, admitindo que há exceções.
O que dá certo se copia, se aprimora. O que deu errado - o lado alicito do pscicodelismo, por exemplo - se deixa de lado. São os anos 60 presentes no século 21. Circulando no som, na moda, nos gostos e na cabeça da galera.
(...)
" Os tempos dos seus velhos era SUPIMPA!"
* Nos anos 60, jovens como seus pais eram influenciados pelas ideias de liberdade de On the road, livro do beatnik Jack Kerouac, da chamada geração beat, que começava a se opor à sociedade de consumo vigente.
* Na politica, a ditadura estava de olho em tudo e em todos. A censura barrava as expressões culturais e movimentos de oposição emergiam em meio à rigidez dos militares. Ao mesmo tempo, idéias libertarias a favor do feminismo e contra o preconceito ganhavam força.Bobear, seus velhos saíam por aí com faixas de protesto em nome da revolução. Lá fora, começavam a fazer barulho as figuras de Che Guevara e Fidel Castro.
* Seu pai e sua mãe tinham acabado de trocar um tímido beijo pelo portão quando a família deles assistia boquiaberta pela televisão à chegada de Neil Armstrong na lua. falando em tv, era inaugurada a Rede Globo. Sua avó definitivamente suspirava com o galã Tarcisio Meira nas novelas.
* O cinema ensaiava suas produções de vanguarda. Entre os ídolos da telona, Sean Connery ajuda a dar vida a james Bond, o agente 007. A mulherada sonhava em ser bondgirl.
* Os banheirões circulavam pelas ruas, assim como o redondão fusca, um icone entre os carros da década . Seu avô provavelmente teve um, depois seu pai e, bobear, você também terá.
* Os Beatles são febre. Por onde passam, provocam gritos e arrastam multidões. seu pai dá um disco de presente para a sua mãe. O sucesso dos quatro rapazes de Liverpool ajuda a elevancar outros ícones ingleses que já vinham abrindo espaço, como os Rolling Stones e o The Who. No Brasil, a Tropicália era da vez, com Caetano, Gil e toda aquela turma bixo-grilo.
* O final da década de 60 poderia se encaixar muito bem já entre os anos seguintes. A maior expressão disso foi o festival Woodstock, realizado em uma fazenda nos Estados Unidos. A junção ajudou a propagar a filosofia de paz & amor, junto com o trio sexo, drogas e Rock n'roll. Provavelmente seus velhos viveram intensamente a década mais seqüelada de todas. Sua mãe andava de saias compridas com estampas floreais, tecidos naturais e longos cabelos. Já seu pai podia escolher. A inspiração vinha das discotecas, com calças boca-de-sino, topetes e cabelos black power, ou do movimento punck, com jaquetas de couro e cabelos espetados. Mas se eles fossem mais liberais, adeptos da filosofia hippie, quem sabe não andavam pelados mesmo...
"Top 10 anos 60"
1 ~ Rock
2 ~ No Brasil, Mutantes
3 ~ A invenção da minissaia e o fato de as mulheres passarem a usar cigarrete e roupas até então masculinas
4 ~ Pop art, ironia com símbolos ou imagens populares
5 ~ Twiggy, modelo que lançou um novo estereótipo
6 ~ Maquiagem
7 ~ Futurismo, avanços tecnológicos que influenciaram não só a moda como a arte e o desigh
8 ~ Jeans, até então usado por operários
9 ~ Desejo de igualdade feminina, marcado por um episódio de queima de sutiãs em praça pública
10 ~Liberdade de expressão
Espero que tenham gostado! ^^
Bjs * paz e amor *