domingo, 11 de julho de 2010

Alice, a verdadeira.

Esses dias na sala de pintura fui espiar os trabalhos alheios, daí vi uma tela - provavelmente não acabada - com a imagem da Alice. Sim, a Alice Liddell, àquela que inspirou a obra "Alice no País das Maravilhas" de Lewis Carroll ( ano 1865)

Não preciso contar a história do livro porque todo mundo conhece. Mas e a história de Alice Liddell?

Alice Liddell ( 1852-1934), era a quarta filha do vice-reitor da Universidade de Oxford, Henry George Liddell, e seu primeiro encontro com Lewis Carroll ocorreu em 2
5 de abril de 1856, enquanto o autor fotografava a catedral de Oxford - a fotografia sempre fora uma de suas paixões. Deste encontro desenvolveu-se a amizade entre Carroll e a família Liddell - em especial Alice.

Foi em um passeio de barco com Alice e suas irmãs que a fábula surgiu, criada de improviso para distrair as crianças. Por insistência da menina, Liddell passou a história para o papel, sendo chamada primeiramente de "Aventuras de Alice sob a Terra".


O envolvimento platônico de Dodgson com crianças é bem conhecido, embora a palavra pedofiliade Dodgson e fonte constante de inspiração para seus dois mais conhecidos livros, embora ao final da escrita de "Alice no país das maravilhas" a amizade estivesse diminuindo. Alice tinha 20 anos de idade quando o Príncipe Leopoldo (o filho mais novo da Rainha Vitóri) chegou na Christ Church, tendo sido aluno de 1872 até 1876. Houve rumores de um romance entre ambos.
soe forte hoje em dia. Alice tornou-se a maior paixão

Em 1880 Alice se casa com Reginald Hargreaves. Dodgson não estava presente no casamento, mas enviou a ela, por meio de um amigo, um presente. Ela teve três filhos, os quais viveram com ela até sua morte em Hampshire. Curioso que ela tenha chamado seu primeiro filho de Leopoldo, e o Príncipe tenha chamado sua filha de Alice. Durante sua vida ela dedicou-se, em parte, a divulgação dos contos infantis feitos sob sua inspiração.




(fontes: http://ultimosegundo.ig.com.br/alice/a+historia+da+jovem+alice+liddell/n1237591336733.html ; http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u652111.shtml ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_Liddell )

1 comentários:

Anônimo disse...

sabe que eu não sabia que tinha sido num barco que começou a história! Porque uma vez eu sonhei q eu era a Alice e tava num barco com minhas irmãs e um homem mt bonito mas meio sinistro e ele começou a contar uma história maluca e que me deixou meio assustada ai depois ele fez coisas feias em mim Ç_Ç
sério.uashuahsua sonho doido.
adorei o quadro EU TBM VI!
vou roubar...(6)